sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Carnaval é uma festa de conotação religiosa e a Umbanda mostra a visão espiritual desta festa.




O Carnaval é uma festa de conotação religiosa no mundo inteiro. popularizado pelo cristianismo, é o começo do período da quaresma. A explicação Cristão todos conhecem, então, vamos ver como vemos a celebração dentro da Umbanda.

Segundo a mitologia cristão, o carnaval é a "festa da carne" ou seja, uma data onde os fiéis devem aproveitar, pois logo em seguida começa a quaresma. Durante os próximos quarenta dias, são preparadas as festividades da paixão de Cristo, que culminam na morte e ressurreição do Mestre.

No caso das religiões afro, o carnaval acontece após a sétima lunação após as festividades para Nanã Buruque (dia 26 de julho). É o período mais negativo que atua sobre os seres encarnados na terra.

Durante o período que corresponde ao ano terrestre, os erros cometidos pelos homens, seja consciente ou inconscientemente, são débitos jogados contra as boas ações e atitudes. Se, no final houver um saldo negativo, essa dívida vai ser cobrada no carnaval.

A cobrança é feita diretamente pela linha dos Exus, orixá responsável pelo cumprimento e manutenção da Lei Maior. Até mesmo dentro da Umbanda e das religiões afro a grande maioria dos filhos de fé tem uma visão errada sobre os ditos Exus, Barás ou Povo de Rua.

Exu é o guardião dos astral inferior. Sob sua jurisdição, os espíritos que se afinam com as baixas vibrações do Umbral, devedores da Lei Maior, são impedidos de sair destas regiões pelo trabalho dos Exus, que não trabalham nem para o bem nem para o mal, mas sim unicamente sob o conceito de justiça: quem tem débitos, deve saldá-los, quem tem créditos, deve recebê-los.

Muitos acreditam que o Povo de Rua trabalhe por "ebós" (oferendas), prejudicando qualquer pessoa ao bel-prazer de qualquer um. Não é assim que funciona. Existem espíritos, ainda longe da Luz do Pai, que pedem oferendas em cruzamentos, esquinas ou até mesmo nos na kalunga pequena (cemitérios). Essas almas não são Exus, mas sim, apenas eguns ou "rabos de galo" que se aproveitam da credulidade dos fiéis para conseguir realizar sua maldade.

Os exus não interferem nesse processo (a menos que aja uma ordem superior), deixando que homens e mulheres usem trabalhos de baixa magia em seu nome para prejudicar outras pessoas. Eles sabem que todo ano tem carnaval e vai ser nessa época que a cobrança se faz mais forte.

Durante a terça-feira gorda, dia do carnaval, os Exus têm a liberdade para sair cobrando os débitos de todos os seres humanos. Para evitar maiores problemas, os seres espirituais da mais diversas linhas de pensamento sugerem os fiéis que evitem os excessos durante as festas de carnaval: no caso dos filhos de Umbanda, devem-se abster do uso de fantasias, máscaras, excessos de comida, bebida e sexualidade e, principalmente, de usar apetrechos ou motivos religiosos para festejar.

Um adendo: não existe proibição alguma de praticar qualquer ato durante o carnaval ou outro período do ano. O Plano Astral não proíbe nada, pois isso irira contra o livre-arbítrio de cada um. Existe, sim, um aviso para que as pessoas saibam o que estão fazendo.

O ano terrestre tem dois grandes períodos, um negativo e outro positico. O carnaval dá início ao período negativo, que vai até a metade do ano, quando Nanã dá o chute inicial para o começo da elevação vibracional do planeta, que culmina com o Natal, seu ponto máximo.

Quem segue esta coluna já deve saber que, por negatividade, não dizemos algo ruim, mal ou danoso. O período negativo é de uma maior introspecção, direcionado para o adormecer da natureza (que se acentua com o final do verão e início do outono) para que a Terra possa estar preparada para um novo ciclo que se inicia.


Nenhum comentário: